terça-feira, novembro 27, 2007

Crónica de Terça-Feira 4 - Desabafos

Em todas as profissões existem chefes e os outros. Existem os gestores e os outros, os coordenadores e os outros, etc.
No ensino temos vários postos de liderança, uns bem úteis outros nem por isso.
Naturalmente e por ter conhecimento de causa não é fácil abraçar um cargo de liderança, por vezes torna-se bastante cruel, isto se pensarmos com responsabilidade nas coisas que nos deparam no dia a dia.
Mas no meu humilde entender um chefe, um coordenador, um gestor, etc. Terá de ter sempre em mente o normal e optimizado funcionamento da estrutura que lidera. Quando esta cresce, terá de expandir o seu raio de acção.
Para quem trabalha para o ministério de educação, não tem de se preocupar com as verbas de ordenado, pois estas caso se justifiquem saem dos cofres do estado. Deparo-me com um problema que me preocupa muito.
Os nossos líderes nas escolas devem pensar que o ordenado de mais um colega estará a por em risco o seu (errado). Temos imensas crianças a necessitar de apoio, mas os nossos líderes locais acham que temos gente suficiente para não dar qualquer tipo de apoio.
Temos turmas carregadas de brasucas, australias, ucronias, romenas, etc. Mas os nossos líderes locais acham que nós aguentamos com tudo.
As salas caem aos bocados, mas os nossos líderes locais, acham que desde que não nos caia na tola está tudo bem, etc, etc, etc.
Normalmente as vozes da reacção culpam o governo, mas neste caso NÃO, são mesmo os líderes locais que emperram todo o sistema, para depois virem com a desculpa do governo. Preferem não fazer nada a ter condições de trabalho que elevem realmente as capacidades das crianças.
Realmente é por estas coisas que somos um país pequenino.
"Desde que eu esteja bem, não necessitarei de mais nada, o outro que se desenrasque..."
Vivam os Tugas líderes locais.

2 comentários:

Isabel disse...

Passei para te deixar um enorme beijo e te dizer: voltei.
Graças a todos vós vou tentar dar a volta por cima e voltar a ser EU.

Bjnh

Artur Coelho disse...

Yup. pequenas mentalidades, pequeno país.

Sò por curiosidade, percebi que escreveste ucronias por ucranianos, mas sabes o que é que realmente são ucronias?
...

memórias de um futuro que nunca aconteceu.

...
sim, há uma palavra para isso...