terça-feira, maio 08, 2007

artigos de opinião

Artigos de opinião são supostamente artigos de opinião.
Trata-se de um chavão.
Mas a mais pura das verdades é que os supostos artigos de uma opinião rapidamente se transformam em consciências colectivas.
Escrever em Blogs é dar largas à imaginação.
Um blog por si só é meramente um blog, chega aos seus leitores assíduos e pouco mais. Naturalmente que existem blog já com uma carteira de clientes considerável. Muitos são mais e melhores escritos que muitos dos artigos que lemos pelos matutinos nacionais.
Resta saber se as opiniões expressas em blogs terão a mesma influência que um matutino. Por mim penso que esta coisa da leitura diária está em mudança, dou por mim a comprar cada vez menos jornais e a passar muito mais horas frente ao monitor, não no trivial messenger, mas sim na blogoesfera.
Na minha singela opinião, encontro artigos com muito mais carácter nos blogs do que nos jornais, mas atenção que não deixa de ser uma singela opinião.

3 comentários:

Artur Coelho disse...

Quando bem feitos, os blogs são uma potente fonte de informação, mais imediata e combativa do que o jornalismo sujeito a linhas editoriais, elas próprias sujeitas a pressões económicas. Mas há um outro lado, para o qual é necessário afiar o espírito crítico - quem escreve num blog escreve precisamente o quer. Quem lê tem de ser capaz de distinguir o trigo do joio.

Ana disse...

Deixei de ver televisão em 2005, leio só jornais emprestados... quando os apanho, oiço esporadicamente rádio.

Sinto-me muito mais informada agora

=)

Anónimo disse...

É verdade. Também eu vejo muito menos jornais (papel e tv) e passei a procurar a informação pela internet. Aqui o filtro faz cada cibernauta e a edição pode dizer-se que é sempre nossa. Podemos comparar várias abordagens sobre o mesmo assunto consoante as fontes e por consequência talvez fiquemos melhor informados e até acabamos provavelmente por constituir muito mais facilmente uma opinião sobre determinado assunto. Muitas vezes os telejornais para mim são meramente lembretes, não de telemovel mas da internet: dão o assunto e depois investigo sobre a coisa.

P.S.: Já há link para o Turmentus Principadus no blog da ic@rol :-) Fica o pedido de desculpas pelo lapso.