terça-feira, dezembro 20, 2005

Turmentus o Templário...


Observem meus caros leitores esta imagem (a figura com o manto rosa).
Parece-vos um homem ou uma mulher ???

A mim (e não se esqueçam que em mim a força é forte) parece-me uma bela mulher.

Pois é, esta imagem pertence a uma pintura do grande Mestre Leonardo Da Vinci, A última Ceia.

Trata-se do personagem que está ao lado direito de Jesus Cristo.

Se repararem melhor temos um outro individuo a olhar para esta simpática senhora com um ar ameaçador, ou seja, temos um apóstolo com um ar de poucos amigos.

Ao contemplarmos toda a obra, reparamos num desfazamento de emoções entre os personagens, a calma transmitida por esta figura ao lado de Cristo, contrapõe as emoções e as caras transfiguradas de alguns dos outros personagens da pintura.

Contem os copos de vinho?

As próprias cores que da Vinci utilizou, o rosa...

Reparem no contraste de cores entre Cristo e o dito personagem, parece-me que a história dos casais vestirem roupas com cores semelhantes tem 2005 anos de história.

Cristo era homem, e ao seu lado direito estava nada mais que Madalena.

O Santo Graal...

1 comentário:

Artur Coelho disse...

Já deu para perceber que andas a ler o Código Da Vinci. Não o leves à letra, conselho de quem percebe um pouquinho de história de arte. As relações entre estilísticas entre Isis e a virgem maria são mais prosaicas, e na verdade se as figuras de da vinci se parecem com mulheres... bem, como é que hei de colocar isto... é que da vinci gostava de rapazinhos efeminados de longos cabelos encaracolados que se parecem com raparigas... o mais famoso destes rapazes foi vasari, o seu biógrafo...