segunda-feira, fevereiro 06, 2006

A Resiliência

Hoje meus caros, vou falar de algo que penso possuir no âmago do meu ser, ou seja, resiliência.

Eu e todos os professores deste país, temos durante toda a nossa vida laboral esta capacidade. Fazemos face às situações adversas da nossa profissão com uma capacidade inata de levar as coisas para a frente.

Escolas de qualidade precária (recursos) são o pão-nosso de cada dia de milhares de professores, mas estes continuam a sua sina, mesmo quando nos congelam os salários e a progressão na carreira, apenas fazemos ouvir os nossos direitos constitucionais, ou seja, fazemos umas greves e umas manifestações e pronto.

Esta carreira é gira, todos os anos mudam as regras do jogo, ou seja, concurso, horas,etc...chegamos a ter determinações em relação aos horários diferentes num prazo de um mês. Nas outras empresas isso seguramente não acontece.

Bem sei que não podemos comparar o ministério da educação com uma empresa de produção qualquer, mas então porque teimam em comparar um professor com um empregado fabril ????

Em qualquer profissão existem particularidades muito importantes dessa mesma profissão. Ser professor não é diferente.

Definição do dicionário:
Resiliência – o contrário de fragilidade, ou seja a capacidade de resistência de um material ao choque, a qual é medida pela energia necessária para produzir a fractura de um provete do material com dimensões determinadas; energia potencial acumulada por unidade de volume de uma substância elástica, quando deformada elasticamente. (Do lat. Resilientia, part. pres. pl. neut. de resilire, «saltar para trás»).

Definição do Turmentus:
Resiliência – capacidade de fazer face às coisas negativas ultrapassando-as sem apresentar comportamentos de risco.

1 comentário:

Artur Coelho disse...

rijos como o aço, duros como o pau, não verga nem enferruja!