quarta-feira, fevereiro 15, 2006

A violência versus a violência

A violência revela-se de muitas formas.
Temos a física, a psicologica, etc...
Normalmente está associada à condição humana. Não devemos isolar nada do seu contexto, pois com essa atitude perdemos de certeza pontos importantes no apuramento da verdade.
Este meu discurso começa por parecer demagógico, mas não tem essa pertenção.
No outro dia assisti na TV a um conjunto de imagens um tanto ou quanto nojentas, ou seja, alguns soldados esmurravam violentamente uns homens de um país qualquer ali para o lado do médio oriente.
A minha primeira impressão foi de algum nojo, pois via aqueles soldados armados até aos dentes a pontapearem a esmurrarem, etc... uns tipos franzidos.
Depois pensei no que levaria a tal brutalidade.
Vi-me num cenário de guerra de guerrilha, onde a qualquer momento enquanto bebia uma cerveja, podia ir pelos ares, no verdadeiro sentido da palavra, ou seja, um membro para cada lado.
Talvez eu, em situações assim semelhantes talvez tivesse comportamentos agressivos.
A pressão psicologica, o medo, o terror da cobardia (sim entendo cobardia no movimento terrorista) levam na maior parte das vezes a comportamentos nada dignos da condição humana.
Bem sei que se trata de um povo invadido por uns armados em donos do mundo, que chegaram lá em nome da liberdade e vai de dominar toda a gente.
Portugal também já o fez. Em nome da religião, da civilização Europeia, também já eliminámos pensamentos e civilizações.
Eu, Turmentus no meu lado mais obscuro também já fiz das minhas tropelias, mas penso que a violência gratuita, nunca fez parte do meu ser, nem devia fazer parte do ser Humano.
Talvez aprendamos com os nossos erros.

1 comentário:

Artur Coelho disse...

Liga a playstation e dá uns tiros em monstros mutantes no Doom ou em terroristas no Halo. Quando mais pixeis vermelhos, melhor o jogo.