quarta-feira, novembro 09, 2005

Pedagógico...

17:33 horas – Estou numa reunião do Conselho Pedagógico do meu “querido” Agrupamento, e estou com vontade de escrever para descomprimir, a tensão acho que está a subir.
Uma das minhas ilustres colegas diz, que a disciplina de Matemática não tem culpa pelas mais notas que a maior parte dos alunos têm. Acusa o Departamento de Português da fraca capacidade de interpretação por parte dos alunos, dos enunciados colocados nos exames nacionais.
Entretanto o grupo de Geografia entra ao barulho, afirmando que faltam bases aos alunos...minutos depois a Ilustre representante do departamento de Línguas remata com a falta de motivação, e blá blá...chegando a esta linda conclusão...todas muito lindas como se a dar as mãos em redor da fogueira da amizade e da concórdia...” Talvez não tenham as bases necessárias provenientes do 1. Ciclo do Ensino Básico”...BASTA, MIL VEZES BASTA...já chega !
Não atirem a água do capote... a culpa morre sempre solteira...às tantas os pontos de interesse dos alunos estão relacionados com consolas, PCs, e outras tretas tecnológicas...
Ou então o rigor, o empenho, etc...já não é o mesmo de aqui à uns anos atrás.
A exigência, sim a grande e nobre exigência está esquecida nas politiquices dos sucessivos governos, perdem-se nas leis e despachos e esquecem-se que para produzir é necessário exigir...às crianças.
Estou farto desta ladaínha, em que não se vai a lugar nenhum...a Maria empurra para o Manuel, o Manuel por sua vez empurra para o Jacinto...e assim se vai andando, somente com a cabeça entre as orelhas...
Aos professores falta poder, PODER de responsabilizar os miúdos pelo seu pouco empenho...
Aos Encarregados de Educação, mais responsabilidade em educar, no verdadeiro sentido da palavra, não se compensa amor com tretas materiais...
Aos governantes, governar com exactidão de objectivos...entre outras coisas...
Aos diferentes departamentos pedagógicos empenho em mudar realmente as coisas...
Aos professores em geral, responsabilidade, e nunca legarem nos outros o insucesso das crianças/adolescentes...principalmente nos seus antecessores...
Aos alunos trabalhar, produzir, construir, e deixarem-se de merdas...

Que lindo seria o 1. Ciclo do Ensino Básico dizer que os alunos não aprendem porque tiveram uma pré nada consistente.
A todos os meus colegas de 2.º e 3.º Ciclos, um bem haja...

3 comentários:

Artur Coelho disse...

Não estás a ver a coisa... na pré, a culpa dos maus resultados vem já desde o momento da concepção dos petizes...

reikiana disse...

Os profs. de 2º e 3º ciclo gostam muito de apontar o dedo aos profs. de 1º ciclo, mas nunca ouvi um prof. de 1º ciclo falar mal do colega da pré, pelo contrário quando o aluno não frequentou o JI chamamos a importância para a sua frequência. Mas pronto é a nossa sina, temos as costas largas, já trabalhei nos dois ciclos portanto falo por experiência própria, foi a possibilidade de trabalhar com o 2ºciclo que me fez escolher o 1ºciclo.

Bjokas

Alberto Cordeiro disse...

Pois é migo é sempre fácil culpar o antecessor e dizer que nós é que somos os maiores. Mas não posso concordar coma nossa amiga Livre, pois já ouvi muitas vezes os professores do 1º cilo a dizer mal dos educadores e não nos podemos esquecer que até a bem pouco tempo os educadores eram tratados como uma classe inferior. espero que esse tempo já tenha passado. Agora só basta mentalizar os de 2º e 3º cilo que eles não são mais nem menos que os outros.