segunda-feira, novembro 07, 2005

Profissão: Funcionário Público...??????

Hoje quero falar da minha profissão.
Estou farto de ver e ouvir pessoas a falarem mal de diferentes coisas e a relaciona-las como se isso fosse possível.
Primeiramente, odeio ouvir por este país, pessoas a responderem à questão relativa à sua profissão, com: “funcionário público”.
Ora bem a profissão “Funcionário Público” não existe...existe sim, professor, médico, enfermeiro, chefe de repartição das finanças, 1.º auxiliar, auxiliar da acção educativa, etc, etc...agora funcionário público, não sei se existe...
Em segundo lugar, relacionar os funcionários públicos com desmazelo, incompetência, inércia, etc... é abusivo e falso, reconheço que por vezes assisto a alguma inércia, pois incompetência, como por vezes oiço apregoar é muito relativo, pois quem serei eu para comentar a competência de alguém que trabalha numa área diferente da minha, como poderei eu acusar alguém de incompetência se não tenho nem conhecimentos, nem informação sobre determinadas funções.
Será importante para o avanço desta sociedade que as pessoas façam uma pausa nas suas interpretações e acusações, e façam uma introspecção sobre a sua própria competência enquanto classe trabalhadora.
Todos falhamos, todos erramos, mas também todos acertamos e desenvolvemos.
Como dizia o outro cantor (mais poeta), “é preciso ter calma...”, parar, pensar e depois agir...
Não existe a profissão “Funcionário Público”, como não existe uma cambada de incompetentes...existe sim falta de recursos humanos e físicos e uma grande inércia governamental em equiparar os salários deste país aos restantes membros de uma comunidade que se diz europeia.
Sou professor com muito gosto, gosto do que faço...agora recebo mal, muito mal...
Gostava que o mundo fosse mais cor de rosa, ou então de ter poder suficiente para dar umas valentes lambadas em alguém com mais responsabilidade, de mudar esta treta do que eu...
Talvez um dia a minha imaginação me leve a tal sítio e aí tenha o poder do lado negro da força, e aí...There are things that should be donne...!(desculpem o meu inglês).

9 comentários:

Artur Coelho disse...

Pois é... se não fosse a dedicação das pessoas que trabalham para o público, este país ainda era pior do que é. Estamos no meio. Somos desprezados pelo estado e desprezados pelos media. Mas quando é preciso que as coisas funcionem, a quem é que vão pedir? Aos directores gerais, secretários de estado e ministros, ou a nós?

Miguel Termentina disse...

Nem mais meu caro...

Blog da Citrapetita disse...

Também sou funcionária pública (também ganho mal), mas acredito que a classe é desunida e mal preparada.
A grande maioria dos funcionários públicos são tachados de "mal-humorados", "relaxados", "folgados" e sabemos que não há exagero nisso (muitos são mesmo).
E estes (pensando que prejudicam o Estado) trabalham com má-vontade, tiram licenças e mais licenças, abusam de certos direitos e acabam por prejudicar seus próprios colegas (que terão que trabalhar dobrado para compensar aquela ausência). E aí, estes últimos, que ainda eram "bons", tornam-se mal-humorados também, estressados... e descontam tudo no povo que se utiliza de seu serviço!
É realmente lamentável!
Muitas vezes sinto vergonha de ser funcionária pública!

Pau Brasilis representações disse...

Funcionario publico só gera despesa para o pais,empreendedores geram riquezas para o Pais.
Nos que temos empresa ,que geramos empregos e riqueza para o pais .
No Brasil 40% da riqueza e destinado a pagamento de funcionários públicos.

Alisson disse...

Prezado, creio que o colega entrou em equívoco ao falar que Funcionário Público não é profissão. Faça uma consulta no link abaixo e lá aparecerá a tabela de profissões do Ministério da Justiça. https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fportal.mj.gov.br%2Fservices%2FDocumentManagement%2FFileDownload.EZTSvc.asp%3FDocumentID%3D%257B8E74D4B1-A301-4D45-A681-39C52B39D32E%257D%26ServiceInstUID%3D%257B90221277-4931-413B-B97A-96868E71DFC4%257D&ei=rXh6VOuMJ67esASs1YHgAQ&usg=AFQjCNGN8y6bDZpAcfS3NWVlQjS7wHgMsg&bvm=bv.80642063,d.eXY

Anónimo disse...

Fiquei preocupado agora, pois tudo quanto é documento que preencho e tenho que citar a profissão, informo que sou funcionário público. Será que andei cometendo estelionato nestes últimos 30 anos?

Anónimo disse...

Acho uma ignorância dizer que funcionário público não é profissão. É um ofício como outro qualquer

Mais1clique disse...

profissão funcionário público não é tao idiota como dizer "minha profissao é funcionário privado"
vc é funcionário público? OK mas qual a sua profissão? Tecnico? professo? assistente?

Rodrigo disse...

Não existe a profissão de servidor público. Existe a ocupação de servidor público. Até na própria declaração do imposto de renda está lá ("ocupação principal" no formulário). Profissão é a sua formação, seja em um curso superior ou técnico. Ocupação é com o que você trabalha. Eu por exemplo, minha profissão é engenheiro, minha ocupação é servidor público.