segunda-feira, janeiro 09, 2006

A Educação vai mudar...

Pois é meus caros, aqui o Vosso amigo já começou a ser bombardeado pela mais actual informação que diz respeito à educação e à pedagogia.
Este Sábado comecei a minha Pós-graduação com um professor, daqueles que fazem lembrar o Einstein, pelo aspecto físico, mas com um discurso muito coerente. Não nos bombardeou com acetatos e mais acetatos.
Passava somente umas figurinhas e desenvolvia o seu raciocínio de uma forma livre e organizada.
A ideia principal que tirei de um todo de 8 horas de estudos, foi, a educação deverá estar centrada na criança enquanto ser humano e não enquanto cidadão.
Ora bem, isto vem derrubar os pilares da minha formação inicial, pois a educação deveria estar centrada na criança enquanto ser cidadão, educar para a cidadania, e blá, blá, blá, etc...
Uma verdade, “enquanto o Homem sonha, o mundo pula e avança”, e pelos vistos voltou a sonhar.
Teremos agora seres humanos, em vez de cidadãos...
Pensem meus caros, pensem...
Ontem numa das leituras que fiz, um artigo sobre educação, numa revista que respeito, a Pais & Filhos, um senhor que se intitula pedagogo, sai-se com esta, “gostava que nas nossas escolas se preocupassem com o ensinar o prazer de ler”, as palavras poderão não ser estas, mas esta é a ideia.
Todo o artigo é engraçado e vem de encontro a esta nova teoria emergente de formar seres humanos e não cidadãos. Que as pedagogias deverão ser o mais diferenciadas possível, etc, etc.
Ora eu não tenho conhecimentos para fazer uma afirmação de carácter tão dogmático, penso que o resultado das pedagogias actuais, só terão resultados num futuro próximo. Penso que as elaboradas nos últimos anos tiveram um resultado devastador no nosso mundo, a promoção do facilitismo tem consequências de uma inércia de saber incalculável, as crianças hoje em dia não chumbam, a Comunidade Económica Europeia, não o permite.
Quanto ao artigo e ao pedagogo que o escreveu, o prazer da leitura não se ensina, ensinamos todo o processo de saber ler, podemos até criar estratégias que levem ao desenvolvimento da leitura, e aprofundar os conhecimentos nessa área, mas prazer, só o ser humano na sua individualidade o têm, ou não.

2 comentários:

Alberto Cordeiro disse...

pois é a educação ande de cavalo para burro, ou melhor as coisas andam sempre a evoluir, mas apenas nos nomes das coisa, já dizia o poeta, neste país só muda as moscas, a m....da é sempre a mesma.

Artur Coelho disse...

moda nova nos píncaros das torres de marfim habitadas pelos grandes senhores da pedagogia?