sexta-feira, janeiro 20, 2006

Eu e a TVI

Hoje quero falar sobre o seguinte tema: A chamada da TVI.

Antes de começar a bombardear ideias, irei situar os meus leitores sobre o que me leva a elaborar um texto sobre esta temática.

Hoje em dia os senhores encarregados de Educação arranjaram uma forma airosa de resolver problemas relacionados com as escolas onde estão matriculados os seus educandos, ou seja, chamam o canal televisivo que fomenta notícias de carácter bairrista e desprovidas de utilidade publica, se pensarmos no grande publico, o que na actual conjuntura é a TVI.

Pois é, numa escola que conheço, dois encarregados de educação num universo de seiscentos e tal, estão descontentes com a entrada das suas crianças para a sala de aula. Dizem que não são respeitados os horários de entrada como o horário dos intervalos.
Ultrapassaram as hierarquias existentes, ou seja, todas as escolas neste momento têm um representante legal, que na maior parte dos casos resolve estes problemas, explicando as coisas e responsabilizando quem merece ser responsabilizado.

Neste caso particular, estes dois encarregados de educação, pessoas com alta formação, diga-se em abono da verdade, não quiseram reunir com o dito responsável pela instituição, tendo sim esta postura: entraram em contacto com a TVI, para que esta fizesse uma reportagem tipo: professores não respeitam horários, cambada de calões que não pensam em mais nada a não ser estar de papo para o ar a apanhar sol.

Espero sinceramente em não ver a TVI aqui por perto, pois penso não haver tema para tal notícia.

Passo a explicar: primeiramente temos obrigatoriamente de respeitar os cargos de coordenação criados para o efeito; segundamente, dada a planificação de actividades (Expressão Físico-Motora) ter de ser obrigatoriamente leccionada fora da instituição em causa, por não haver condições físicas para tal, a deslocação em mini autocarro cedido pela Junta obriga a horários que não vão de encontro aos horários da escola, como tal, e para as crianças não ficarem impossibilitadas de gozar o seu intervalo, os professores articulam o seu horário, de maneira a que nos dias de tais actividades as crianças em causa não terem o horário igual aos seus semelhantes. Havendo por isso crianças a brincar nos pátios da escola após o toque de entrada.

No que respeita a algum docente chegar atrasado, desde que não seja por sistema, não vejo qualquer drama ou crime, que mereça tempo de antena num canal televisivo de carácter nacional.

Podem pensar o seguinte: mas se aí fosse a TVI haveria seguramente as duas versões da história. Mas não meus caros, um docente em cargos de coordenação não está autorizado a falar a comunicação social sobre o funcionamento da sua instituição, para o fazer tem de pedir autorização. A resposta a esta autorização demora em média um dia ou dois a ser efectuada. Como devem calcular os senhores jornalistas não devem esperar tanto tempo por tal...e assim nas notícias aparece sempre o lado que faz vender tempo na televisão.

Eu, também sou Encarregado de Educação, e quando existe um conflito de interesses relacionado com os meus príncipes, tento ouvir o que me têm a dizer e tento acima de tudo compreender as razões de tais direcções. Nunca, nunca me escondo no silêncio, na penumbra, nem na utilidade de meios poucos dignos para a condição humana...

Espero que estes dois encarregados de educação tenham muito sucesso na educação dos seus educandos, mas que se esqueçam da forma como procedem para a resolução de conflitos, pois aí penso não terem qualquer capacidade.

Dada a fraca inteligência destes dois indivíduos e após ter indagado sobre este problema, pois o poder da força em mim é forte...descubro que foram direccionados por um docente que tem uma filosofia de vida que passa pela solidão no trabalho, criadora de conflitos e guerras constantes, onde só o que é feito por si tem valor incalculável, ou seja, um verdadeiro SITH.

Para ele ou ela o meu mais mal cheiroso MERDA.

1 comentário:

Artur Coelho disse...

Meu amigo, a preponderância das aventuras ao melhor estilo reporter x celebrizadas pelo estilo jornalístico da tvi (estilo que tem muito pouco a ver com o verdadeiro jornalismo) é o resultado das batalhas ideológicas a favor do mercado livre. o que atrai a atenção, vende; e o objectivo da tvi é fazer lucor, tão simples como isto. se de caminho se atropela tudo, que se dane - o que importa é o lucro dos accionistas.