sexta-feira, março 10, 2006

Associações de Pais versus Educação Sexual

Quero partilhar convosco algo que ultimamente tem me preocupado.
A educação Sexual nas escolas portuguesas.
Em algumas escolas portuguesas temos educação sexual, em algumas instituições de ensino são promovidas acções de formação nesse âmbito, são contactados centros de saúde para promoverem a educação sexual, de uma forma científica e objectiva, onde o olhar para o século XXI é uma realidade.
Fico um pouco perplexo ao observar que algumas das associações de pais estão a levantar falsos testemunhos sobre este tema, que querem só para eles a educação sexual, que ficam escandalizados pelas crianças/adolescentes tomarem contacto com preservativos ou mesmo contacto com prospectos informativos acerca da higiene sexual que todos nós devemos ter.
Estas organizações de pais que parecem associações retrógadas, a adoptarem mentalidades do século passado, ou mesmo de uns valentes séculos atrás. Culpam os professores que desenvolvem na área projecto, conteúdos dentro da temática da sexualidade.
Pais, os professores não andam a brincar, não desenvolvem conteúdos relacionados com a sexualidade para promover violadores ou violadas, trata-se apenas de desenvolver nas crianças/adolescentes conteúdos que lhes sirvam para a vida.
A desocupação sempre provocou maldade no ser humano, mães e pais que nada fazem, preocupam-se com mesquinhices sem qualquer valor.
A mim preocupa-me que à minha volta estas associações de pais apenas se limitem a destruir e não a fazerem aquilo para que se constituíram, ou seja, ajudar a escola a desenvolver as crianças e os adolescentes.
O futuro só será melhor se todos trabalhar-mos com o mesmo propósito.

2 comentários:

Artur Coelho disse...

Quando se tenta lutar contra a ignorância em que portugal chafurda é que percebemos como os portugueses amam ser ignorantes.

Mac Adame disse...

Há muito tempo que o digo, alto e bom som, para quem queira ouvir: as associações de pais são associações de parasitas que para nada servem. Deviam pô-las no lugar que merecem: fora da escola!