sexta-feira, março 17, 2006

Molengas

Bem pelo carácter social que este blog está a ter. Pela importância que as afirmações deste espaço online tem para milhares e milhares de insectos rastejantes e outros voadores, hoje vou escrever sobre moleza.

Comecemos pela definição científica.

Moleza: Estado do que é mole. Falta de firmeza, de actividade. Languidez voluptuosa.

Após este belo e objectivo esclarecimento, falar de moleza torna-se extremamente difícil. Fugir de interpretações voluptuosas, onde a luxúria é palavra dominante torna-se algo de difícil alcance, mas como Turmentus que sou, tentarei.

Moleza é algo que está nos genes dos Tugas. Todos nós temos trabalhos, actividades, empregos, etc... e todos sem excepção quando chegamos ao local de trabalho, actividade, emprego, temos imensa pressa em chegar à hora de alcançar a porta de saída.

Alguns de nós vivem tão desesperados pelo fim de semana, que não falam noutra coisa. E finalmente quando o belo e fantástico fim de semana chega, atiram-se para o sofá, tais lesmas em período de acasalamento (já viram duas lesmas a acasalar ???? entediante...).

Outros passam a semana a moer a mona aos colegas com problemas de costas, próstata, divórcios, casamentos, compras, carros, etc...

Bem sei que após a actividade começar temos dias brilhantes em que trabalhamos com tal empenho, que o tempo voa e entramos em outro desespero, ou seja, não temos tempo para concluir aquilo que começamos, uma autentica panóplia de incertezas e desconjunturas, que se reflecte no dia seguinte, pois após um dia brilhante o outro dia apresenta-se com uma total moleza de espírito.

A moleza meus caros está em nós como o sal está para o mar.
Nós somos moles e ponto final.

Se não vejamos algumas das nossas instituições de carácter primário. A educação e a saúde.

Na educação são todos uns calões...

Na saúde, uns chupistas que só pensam em dinheiro...

Naturalmente que nestas realidades existem três ou quatro pessoas que não são tão moles quanto os outros, mas que são molengas são.

Reparem porquê ensinar a matéria de um primeiro ano do ensino básico num só ano ???

Porquê não se lecciona logo os 9 anos de escolaridade obrigatória num só ano ???

Molengas.

Porque é que no centro de saúde levam quatro horas para diagnosticar uma apendicite ?

Não seria mais fácil administrarem logo os medicamentos todos que existem noutro núcleo de molengas, as farmácias. Assim o paciente não sofreria de mais doença nenhuma.

Molengas.
Tenho estado a pensar nisto tudo e cheguei à conclusão que só não são molengas os GNR (s) e os políticos, pois estão sempre em actividade, sempre em actividade.

2 comentários:

Artur Coelho disse...

a moleza é um estado de alma que tendencialmente ataca antes e durante um trabalho. nunca após.

Mac Adame disse...

Concordo. Só não sei nada sobre lesmas a acasalar, que nunca tive oportunidade de apreciar tal espectáculo. Embora imagine.