quinta-feira, março 09, 2006

Portugal está de feira

Hoje meus caros vou falar de feiras.
Portugal, como sabem é um país que tem muitas. Temos desde a feira do relógio à feira da Malveira.
São milhentas feiras por esse país fora. E todas elas com particularidades muito próprias.
As tias, ou pseudo tias da feira de Carcavelos a esgatanharem-se por causa de umas roupinhas de segunda categoria, sempre desenvolveram em mim o meu lado de pesquisa (Tipo National Geografic), alías fico perplexo por ver que canal tão importante ainda não tenha desenvolvido um programa sobre o comportamento dos referidos animais de volta das peças de roupa compradas ou adquiridas pela comunidade cigana algures nesta Europa de todos.
Mas, esse não é seguramente o tema deste artigo. Quero falar de feiras. Da alegria estampada na cara das famílias Portuguesas quando se passeiam alegres e contentes por entre os corredores de barracas de roupas, sapatos, sofás, artigos dos mais variados, DVDs e Cds, etc...
Comprar algo na feira é algo que o portuguê gosta. Afinal só custou 5 euros. Qualquer artigo de primeira ou segunda só custa 5 euros. Não interessa se quando chegamos a casa e colocamos o DVD que ainda não foi a estrear nas salas de cinema, e o aparelho que até lê todo o tipo de DVDs o manda para fora “The disc is not correct”...não interessa, pois só custou 5 euros.
Ou então ver aquelas famílias que todos vestem fato de treino ao domingo, e lá vão todos contentes, comprar aquela camisa BOSSE ou mesmo BOSS.
Ou então ver os ditos rapazes com estilo, aqueles que metem umas poupas bem acima da testa cheias de gel, a comprar camisas a 5 euros com o nome SACCORER ou mesmo SACCOR.
Eu, também já visitei estes locais de consumo endiabrado e penso que consigo alguma distância de tais estereotipos portugueses, afinal apresento um comportamento de autentico pânico por todo o que está à minha volta, ou seja, estou sempre à espera que haja um tiroteio ou coisa parecida...e diga-se em abono da verdade que em 34 anos devo ter comprado uns 4 artigos feirais, portanto o saldo está positivo em meu favor.
Mas meus caros, não são as marcas que têm culpa, nem as pessoas que gostam de comprar alguma qualidade invez de gastarem de mês a mês porradas de 5 euros, a comprar camisas LACOSTES e outros artigos de elevada e garantida qualidade, pelo menos até chegar à máquina de lavar.
Pois é Portugal é um país de feiras, senão vejamos a fanfarra de volta da tomada de posse do nosso Presidente da República, até parece que é procurado pelos malucos islâmicos por algum desenho menos próprio em alguma casa de banho pública.
Ou então a fanfarra no aeroporto da portela esta madrugada, afinal o benfas apenas passou (com algum mérito) uma eliminatória, ainda nada ganhou, possivelmente os mesmos que ali estavam a dar palmadinhas nas costas foram os mesmos que quando o Grande Sporting espetou 3 os vaiaram e chamaram filhos da mãe deles.

Viva as feiras, viva Portugal

1 comentário:

Artur Coelho disse...

Do que eu mais gosto na feira da malveira é passar por lá à quinta-feira à tarde. Os feirantes ou estão a partir, carregando os produtos que não venderam nas ubíquas carrinhas de caixa fechada e desmontando os varais metálicos das barracas, ou já partiram. à sua volta, um verdadeiro oceano de lixo. Ondas de sacos de plástico batidos pelo vento prendem-se a caixas de cartão e a restos de produtos agrícolas.