segunda-feira, março 27, 2006

Seremos todos uns Anormais Sociais

Meus caros, espero que o fim de semana tenha sido do Vosso agrado. Que tenham conseguido atingir todas as Vossas aspirações.
O meu foi passado entre formações e lazer.
Sábado dedicado aos estudos, Domingo – manhã - andei em limpezas – tarde – a mimar a senadora e a caminho do Santuário.
Quero vos falar de três nomenclaturas que não ouvia desde que fiz a minha formação base, ou seja, Normais Sociais, Anormais Sociais e Psicopatologicos.
Naturalmente que estas nomenclaturas estão relacionadas com os comportamentos dos indivíduos na sociedade actual e têm uma leitura muito dentro das ciências humanas, principalmente ligadas à Psicologia.
Normal social - Será um tipo de comportamento padrão que está dentro da normalidade, que é aceite pelo nosso semelhante.
Anormal social - Será um tipo de comportamento que foge à normalidade.
Psicopatologico - Comportamentos desajustados da norma, obessivos, desviantes.
Estas definições são as que entendo, possivelmente estão desviadas dos manuais, mas são as que penso.
Ora bem quem me conhece sabe que não tenho a psicologia em boa conta, não que não ache uma ciência interessante, mas penso que o resultado dessa ciência é mal trabalhado pelos seus profissionais, ou melhor, por parte de alguns psicólogos(as).
Seremos todos uns normais sociais, uns anormais sociais ou na pior das hipóteses uns Psicopatologicos incorrigíveis ????
Por mim acho que andamos todos muito perto do futuro...
Reparem, esta coisa dos blogs está na moda, qualquer ser que se preze e que tenha dois palmos de testa tem um blog, uns são muito maus, mas outros são melhores que alguns livros que andam aí na praça.
Em conversa com a Docente Doutora Psicóloga Mestre de uma das cadeiras da minha formação, falei nos blogs, disse-me prontamente que tinha um comportamento doentio, perto do psicopatologico, que essa coisa de escrever para um sítio na Internet tinha algo de diabólico e de obsessivo. Achei um tremendo disparate, tentei fazer-lhe ver o lado positivo disto dos blogs, mas não consegui. A senhora doutora mestre não achava mal aos blogs, achava sim um comportamento desviante da normalidade…
O que é que é normal ?????
Por mim continuarei a blogar, desde que tenha pelo menos um leitor. E quando deixar de ter um leitor, continuarei a escrever no blog, porque pura e simplesmente gosto…

2 comentários:

Alberto Cordeiro disse...

E compreende-se pois o psicologos parecem todos paranormais, vem para alem das pessoas normais, ou não? Também falam contigo e fazem te logo uma analise qualquer? quem sera doentio?

Artur Coelho disse...

Hmm... pois sim! Assumo-me como um perfeito obssessivo-compulsivo que vive num mundo de ilusões em que creio que a importância do que escrevo no meu blog ultrapassa em muito o que vem publicado no New York Times ou no Público. Ainda para mais, assumo desde já outras obsessões: um interesse desnaturado por literaturas que não se conformam com o socialmente aceite e o vendável; uma veleidade em ignorar as ideias socialmente aceites como importantes, e, enfim, confesso, um complexo de Napoleão em fase pré-Waterloo. Sou perfeitamente desviante, e é um milagre que não me tenha transformado num serial-killer. Queimem-me na fogueira da inquisição psicológica.